
Vamos abordar hoje sobre as manifestações clinicas mais comuns nos tumores encefálicos como os mesmos podem sofre alterações devido a localização onde se localiza o tumor e vamos falar das manifestações comuns entre elas e posteriormente abordaremos de um modo especifico os tumores encefálicos mais frequentes
As manifestações Clinicas dos tumores encefálicos são:
-Cefaleia - recorrente e progressiva, nas áreas frontais ou occiptais piorando ao despertar e menor durante o dia.Intencificando-se ao abaixar a cabeça ou fazer esforço como durante peristalse intestinal, tosse e os espirros.
-Vômito - com ou sem nause aou alimentação, progressivamente mais em jato, mais intenso pela manha, aliviando ao se movimentar ou mudar de posição.
-Alterações neuromusculares - ausênciua de coordenação ou inépcia, perda do equilibrio, controle motor refinado, insatisfatório, fraqueza, hipo ou hiper -reflexia, sinal de Babinski positivo, espaticidade e paralisia.
-Alterações do comportamento - irritabilidade, diminuição do apetite, retardo do crescimento, fadiga, letaragia e coma.
-Neuropatia dos nervos cranianos: varia de acordo com a localização do tumor sendo mais comum a inclinação da cabeça e os defeitos visuais(nistagmo, diplopia, estrabismo, acinzentamento episódico da visão e defeitos no campo visual.
-Disturbios do sinais vitais: diminuição do pulso e da respiração, aumento da pressão rterial, hipotermia ou hipertamia.
Estão presentes ainda outros sinais como convulsões, aumento do crânio, fontanela tensa e abaulada em repouso, rigidez da nunca e papiledema.
As manifestações clinicas dos tumo encefálicos são bastante severas na criança e neste momento precisamos dar a criança e tambem a familia um atendimento o mais humanizado que pudermos para ser um momento muito delicado para todos, para a criança, qu sofre com a doença, para a familia que sofre com a doença grava da criança e tambem para nos profissionais da saude que nos deparamos com essa realidade do cancer infantil que precisamos neste momento seremos profissionais humanizados para entender, apoiar e dar o nosso carinho para a criança e para a familia que atravessa esse momento de dar pois nesse momento a humanização é essencial para o tratamento da criança com câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário