quinta-feira, 30 de setembro de 2010

As alterações da moleira do bebe pode causar muitos problemas!




No primeiro ano de vida o cerebro do bebe cresce metade do tamanho que tera quando adulto, alcancando quase seu crescimento total ao final do segundo ano de vida por isso a estimulação e os cuidados com a moleira são tão necessarias nesse periodo e a medida do perimetro cefalico é essencial!

É muito importante tambem que todas as mamães saibam o periodo em que ocorre o fechamento da moleira e os sinais de alerta quando essa região sofre algumas alterações na saude do seu bebe e algumas doenças devido a essas alterações podem deixar sequelas e ser até fatais se não forem tratadas adequadamente então vamos conhecer algumas alterações da moleira do bebe para evitarmos muitos problemas:

-- Quando a moleira do bebe se fecha?
** As aberturas do crânio (fontanela ou moleira!) fecham-se no intervalo de até dois ans segundo o seguinte modo a fontanela maior fecha-se entre o nono e o quinto mes de vida do bebe, já abertura menor fecha-se até o 2* ano!


-- Sinais de alerta!
** Moleira abaulada ou seja um pouco elevada apresentando febre pode ser sinal de minigite!
** Moleira um pouco afundada pode ser um caso de desidratação!


O fechamento precoce da moleira (antes dos 6 meses) pode caracterizar algum problema cogênito. Em alguns casos é preciso intervenção cirúgica para permitir o crescimento adequado do cerebro!

A demora no fechamento da moleira pode indicar problemas como a hidrocefalia que é o acumulo exagerado de agua no cerebro!

É muito importante que todos as mamães observem bem essa  região e levem sempre o seu bebe para o acompanhamento no pediatra pois se o bebe apresentar algun desses sintomas pode-se evitar muitos problemas inclusive problemas neurologicos. Então queridas mamães não deixem de fazer o acompanhamento pediatrico até o 1* ano de vida pois ele garante a saude do seu bebe!


Nenhum comentário:

Uma boa semana para todos.